Industria importante, pois dela dependem praticamente toda a população, que através do processamento de alimentos naturais tornando-os em produtos acabados com valor agregado elevado prontos para serem consumidos ou que requeiram algum pequeno preparo.
Aqui que encontramos a utilização maciça de sistemas para manuseio de sólidos a granel, pois para o preparo dos produtos acabados, uma quantidade considerável de componentes, sejam eles, macro, médios ou minis, é utilizada para atingir o objetivo final.
O processo incia-se com o recebimento dos ingredientes, estes necessitam de estocagem adequada que varia de acordo com o volume de produto a ser usado durante o processamento; a partir da estocagem os componentes são transferidos e passam por etapas, como estocagem temporária, peneiramento, desinfestação, separadores magnéticos, pesagem , mistura, etc.até chegarem nas máquinas de embalagem.
Este ramo industrial abrange tanto alimentos sólidos como líquidos, tais como comidas para lactentes, crianças e adultos; bebidas como sucos concentrados em pó, refrigerantes, cervejas; chocolate, doces, balas, cereais matinais, gelatinas, bolos, pudins, etc.
Inclui-se neste ramo o manuseio de componentes no preparo de rações para animais .
Pontos críticos desta área:
- Geração de poeiras com o manuseio
- Segregação de misturas
- Fluidez irregular de alguns produtos, alguns com escoamento errático
- Produtos suscetíveis à umidade
- Riscos de explosão e incêndio
- Fragilidade de alguns produtos
- Compactação em camadas
Produtos Normalmente Manuseados:
- Farinhas
- Açúcar (refinado, cristal, glacê,etc)
- Gelatina
- Cacau em pó
- Grãos em geral
- Maltodextrina